![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0Xfl9lRVvLOisFHQ5us3xlge3xj26g8nPojfPDsxUhRrLt4EA0pF0RLzavV7_0tQtzEopoXH5LARvE9fO2Tw_XhB7_VuZtV1QMv3DS8WX5JwbeV2pH62Lj9pnr-qNeHkCzhNP6KyXvXc/s320/mmp795_trabalho2.gif)
O 1º de Maio é um feriado mundial, conhecido por dia do trabalhador.
No final do século XIX, com o principio da industrialização, começaram a aparecer novos problemas relacionados com o trabalho. O Papa Leão XIII dá conta deste problema que se estava a passar entre o mundo do dinheiro e o mundo do trabalho, dando lugar a uma situação social muito problemáticade.
Um dos principais problemas que dificultava a vida dos operários era o horário de trabalho. Trabalhava-se de sol a sol, como os agricultores. Alguns reformadores sociais já tinham proposto, em várias épocas, a ideia de dividir o dia em três tempos: oito horas de trabalho, oito horas de sono e oito horas de lazer e estudo. Esta proposta era vista como uma coisa impossível pelos trabalhadores.
Mas depois com o desenvolvimento do associativismo operário e do sindicalismo esta proposta foi também aceite devido a violentas repressões e muitas prisões e até mortes de trabalhadores.
O dia do trabalhador foi uma homenagem aos mortos de Chicago em 1889.
Gabriel, Gonçalo, Maria 6ºC
Sem comentários:
Enviar um comentário