domingo, 31 de maio de 2009

1 de Junho

Dia Mundial da Criança
Comemora-se este dia com o principal objectivo de se reflectir sobre as centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações.
O primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950, logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945. Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise: As crianças desses países não tinham comida, alguns nem pais tinham! Os pais como não tinham dinheiro, tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas. A maior parte das crianças da Europa não sabia ler nem escrever e viviam em péssimas condições.

Assim, em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema, criando-se então a UNICEF, que luta pela preservação dos direitos das crianças. Mas... nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança, prevalecendo sempre a ambição pela riqueza.
Então em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo.

Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse mesmo ano, 1950.

Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:
- afecto, amor e compreensão;
- alimentação adequada;
- cuidados médicos;
- educação gratuita;
- protecção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.

No entanto só a 20 de Novembro de 1959, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança".
Trata-se de uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.

Mesmo depois da instituição deste dia - Dia Mundial da Criança, nem sempre os seus direitos são cumpridos.

Quando a "Declaração" fez 30 anos, em 1989, a ONU também aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um documento com um conjunto de leis para protecção dos mais pequenos.

Esta declaração é tão importante que em 1990 se tornou lei internacional!

E tu achas importante comemorar este dia? Deixa aqui a tua opinião!
A professora
MªJosé Monteiro

1 comentário:

Laís Gomes disse...

Eu acho muito importante comemorar este dia, pois as crianças têm direito ao afecto, amor, compreensão, cuidados médicos, educação, protecção, liberdade...
Muitas crianças não têm direitos, então devemos todos lutar por eles.