terça-feira, 26 de maio de 2009


Em 1886, realizou-se em Chicago uma grande manifestação de trabalhadores. Esta manifestação tinha como finalidade a redução do horário de trabalho e a luta pelos seus direitos. Nos dias 3 e 4 de Maio, as pessoas tentaram de novo defender os seus direitos mas, sem êxito, dessas revoluções resultaram vários mortos. Terminaram com o lançamento de uma bomba por entidades desconhecidas, resultando dela vários polícias mortos.

Os trabalhadores lutavam pelos seus direitos, isto é, lutavam pela redução do horário de trabalho e lutavam também pela segurança no trabalho.

Alguns acidentes de trabalho são graças a esmagamentos, quedas em altura e soterramento. O número de acidentes de trabalho diminuirá se as empresas identificarem as potenciais de risco, investirem em medidas de segurança, adoptarem
programas de prevenção e prestarem atenção a campanhas de prevenção.

Actualmente, as pessoas estão cada vez mais no desemprego. Este ano nos primeiros três meses foram despedidos mais de 3481 trabalhadores em Portugal, tendo falido entre Janeiro e Abril 200 empresas. O Público (27 de Janeiro de 2009) refere que «(…) em menos de 12 horas, 7 empresas anunciaram cerca de 72 500 despedimentos na Europa e nos Estados Unidos, agudizando assim o panorama de crise económica mundial(…)». Ou como refere ainda o mesmo jornal 20 mil despedimentos anunciados no dia 26 de Janeiro de 2009.

Assim o direito do trabalhador está a ser cada vez mais ameaçado.

Na minha opinião este feriado continua a ser bastante importante porque todos os trabalhadores têm direitos e sem eles, estes começam a ficar desprotegidos.

Neste ano, a crise agravou-se e, com base nesses dados, as empresas aproveitaram para despedir trabalhadores e declarar falência, pondo em risco a segurança de muitas famílias. Também aqui não se respeitam os direitos do trabalhador. Penso que deve ser muito difícil para alguém que trabalha há tanto tempo numa empresa “ser posto de lado” querer dar o melhor à família e não ter condições. Por isso tenho a certeza que todos os países do mundo se irão preocupar mais com o aumento do emprego e de postos de trabalho.
Rita Carvalha 6ºB

Sem comentários: